2º DOMINGO DA PÁSCOA
Publicado em

2º DOMINGO DA PÁSCOA
Ano B
Dia de Consagração do Dízimo
Intenções
RITOS INICIAIS
ANIM.: Irmãos e irmãs, renovados na Páscoa do Senhor, pela sua eterna misericórdia, celebramos o Pão descido do céu, neste 2º Domingo da Páscoa, Domingo da Divina Misericórdia.
A Igreja, que surge da Ressurreição do Senhor e nasce do batismo no Espírito, é comunidade que vive unida no amor e testemunha com sua vida, a vitória da fé sobre o mal do mundo.
Plenos do amor de Deus, iniciemos nossa celebração, cantando.
ACOLHIDA
PR.: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.
T. Amém!
PR.: Chamados a transformar a sociedade pela fé na Ressurreição, desejo que a paz de Cristo ressuscitado esteja convosco.
T.: Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo!
ATO PENITENCIAL
PR.: A fé ilumina a compreensão da Ressurreição de Jesus. A fé é dinâmica. Nasce como uma semente e, à medida que iluminamos a vida com a sua luz, cresce e produz frutos.
Neste Domingo dedicado à Misericórdia Divina, peçamos perdão de nossas faltas para celebrarmos dignamente esta santa Eucaristia.
(Conclusão)
PR.: Deus compassivo, derramai uma vez mais vosso perdão misericordioso sobre nós, vossos filhos e filhas, para que possamos nos alegrar com o dom da vida eterna.
T. Amém!
HINO DE LOUVOR
PR.: Porque somos vencedores do mundo, crendo que Jesus é o Filho de Deus, cantemos a glória divina.
ORAÇÃO DO DIA (Missal. Pág. 303)
PR.: Ó Deus de eterna misericórdia, que reacendeis a fé do vosso povo na renovação da festa pascal, aumentai a graça que nos destes e fazei que compreendemos melhor o Batismo que nos lavou, o Espírito que nos deu nova vida, e o sangue que nos redimiu. PNSJC
T. Amém!
LITURGIA DA
PALAVRA
ANIM: A nossa fé consiste em crer no vencedor do mundo, Jesus Cristo crucificado, que veio pela água (Espírito Santo) e pelo sangue (a vida divina). A nossa fé, portanto, tem sua fonte na Cruz e na Ressurreição de Jesus Cristo.
PRIMEIRA LEITURA: (Atos 4,32-35)
Leitura dos Atos dos Apóstolos:
32A multidão dos fiéis era um só coração e uma só alma. Ninguém considerava como próprias as coisas que possuía, mas tudo entre eles era posto em comum.
33Com grandes sinais de poder, os apóstolos davam testemunho da ressurreição do Senhor Jesus. E os fiéis eram estimados por todos.
34Entre eles ninguém passava necessidade, pois aqueles que possuíam terras ou casas vendiam-nas, levavam o dinheiro, 35e o colocavam aos pés dos apóstolos. Depois, era distribuído conforme a necessidade de cada um.
- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.
SALMO RESPONSORIAL: (117)
“Dai graças ao Senhor porque Ele é bom.”
Responsório (Sl 117)
— Dai graças ao Senhor, porque ele é bom; “eterna é a sua misericórdia!”
— Dai graças ao Senhor, porque ele é bom; “eterna é a sua misericórdia!”
— A casa de Israel agora o diga:/ “Eterna é a sua misericórdia!”/ A casa de Aarão agora o diga:/ “Eterna é a sua misericórdia!”/ Os que temem o Senhor agora o digam:/ “Eterna é a sua misericórdia!”
— A mão direita do Senhor fez maravilhas,/ a mão direita do Senhor me levantou,/ a mão direita do Senhor fez maravilhas!
— Não morrerei, mas, ao contrário, viverei/ para cantar as grandes obras do Senhor!/ O Senhor severamente me provou,/ mas não me abandonou às mãos da morte.
— A pedra que os pedreiros rejeitaram/ tornou-se agora a pedra angular./ Pelo Senhor é que foi feito tudo isso:/ que maravilhas ele fez a nossos olhos!/ Este é o dia que o Senhor fez para nós,/ alegremo-nos e nele exultemos!
SEGUNDA LEITURA: (1Jo 5,1-6)
Segunda Leitura (1Jo 5,1-6)
Leitura da Primeira Carta de São João:
Caríssimos: 1Todo o que crê que Jesus é o Cristo, nasceu de Deus, e quem ama aquele que gerou alguém, amará também aquele que dele nasceu. 2Podemos saber que amamos os filhos de Deus, quando amamos a Deus e guardamos os seus mandamentos. 3Pois isto é amar a Deus: observar os seus mandamentos. E os seus mandamentos não são pesados, 4pois todo o que nasceu de Deus vence o mundo. E esta é a vitória que venceu o mundo: a nossa fé. 5Quem é o vencedor do mundo, senão aquele que crê que Jesus é o Filho de Deus? 6Este é o que veio pela água e pelo sangue: Jesus Cristo. (Não veio somente com a água, mas com a água e o sangue.) E o Espírito é que dá testemunho, porque o Espírito é a Verdade.
- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.
EVANGELHO: (Jo 20,19-31)
Anúncio do Evangelho (Jo 20,19-31)
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.
19Ao anoitecer daquele dia, o primeiro da semana, estando fechadas, por medo dos judeus, as portas do lugar onde os discípulos se encontravam, Jesus entrou e, pondo-se no meio deles, disse: “A paz esteja convosco”. 20Depois dessas palavras, mostrou-lhes as mãos e o lado. Então os discípulos se alegraram por verem o Senhor.
21Novamente, Jesus disse: “A paz esteja convosco. Como o Pai me enviou, também eu vos envio”.
22E, depois de ter dito isso, soprou sobre eles e disse: “Recebei o Espírito Santo. 23A quem perdoardes os pecados, eles lhes serão perdoados; a quem os não perdoardes, eles lhes serão retidos”.
24Tomé, chamado Dídimo, que era um dos doze, não estava com eles quando Jesus veio. 25Os outros discípulos contaram-lhe depois: “Vimos o Senhor!” Mas Tomé disse-lhes: “Se eu não vir a marca dos pregos em suas mãos, se eu não puser o dedo nas marcas dos pregos e não puser a mão no seu lado, não acreditarei”.
26Oito dias depois, encontravam-se os discípulos novamente reunidos em casa, e Tomé estava com eles. Estando fechadas as portas, Jesus entrou, pôs-se no meio deles e disse: “A paz esteja convosco”.
27Depois disse a Tomé: “Põe o teu dedo aqui e olha as minhas mãos. Estende a tua mão e coloca-a no meu lado. E não sejas incrédulo, mas fiel”. 28Tomé respondeu: “Meu Senhor e meu Deus!” 29Jesus lhe disse: “Acreditaste, porque me viste? Bem-aventurados os que creram sem terem visto!”30Jesus realizou muitos outros sinais diante dos discípulos, que não estão escritos neste livro. 31Mas estes foram escritos para que acrediteis que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e, para que, crendo, tenhais a vida em seu nome.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
HOMILIA
PROFISSÃO DE FÉ
PRECES DA ASSEMBLÉIA
PR.: Neste Domingo dedicado à Misericórdia Divina, apresentemos ao Senhor as alegrias e as dificuldades de todas as pessoas, de tantas famílias e de muitos povos que aspiram por um tempo de paz!
T.: Vós sois bom, Senhor, e eterna é a vossa misericórdia!
- 1. Imploramos a vossa misericórdia divina, pelos cristãos que vivem a fé de modo vacilante, para que contemplando a Cruz de vosso Filho sejam iluminados pelo vosso amor misericordioso, rezemos.
- 2.Em vossa infinita misericórdia, amparai a nossa Igreja e fortalecei-a em seu testemunho evangelizador, testemunhando que Jesus é o Filho de Deus e o Senhor da história, rezemos.
- 3.Pela vossa divina misericórdia, dirigi vosso olhar a todos nós, que recebemos no Batismo o sopro restaurador do Espírito Santo, concedendo-nos a graça para crescer na fé e na prática do perdão, rezemos.
- 4.Tocai com vossa misericórdia divina em nossos corações, para que nos sintamos responsáveis por nossa Igreja, vivendo concretamente a fé pela partilha do Dízimo como forma de gratidão à bondade do Senhor, rezemos...
Preces espontâneas
PR.: Deus de infinita misericórdia, acolhei nossas preces e concedei-nos a graça de cultivar a fé em nossas vidas para vencermos o mundo juntamente com vosso Filho Jesus, que convosco vive e reina pelos séculos dos séculos.
T.: Amém!
LITURGIA
EUCARÍSTICA
ORAÇÃO DO DIZIMISTA
PR: Irmãos e irmãs, hoje é a missa do Dízimo e somos convidados a partilhar um pouco de tudo eu Deus nos concede. Antes de devolver o seu dízimo, faça sua oração de consagração.
(Projetar a Oração no Datashow)
Todos: Recebei, Senhor, nosso dízimo! Não é uma esmola, porque não sois mendigo. Não é uma simples contribuição, porque não precisais dela. Esta importância representa, Senhor, nosso reconhecimento, amor e participação na vida da comunidade. Pois o que temos, recebemos de vós. Amém!
(O presidente reza sobre o povo e envelopes)
PR: Aceitai Deus nosso Pai, o dízimo dos vossos filhos e filhas que fielmente vos apresenta em agradecimento pelos benefícios e graças que recebemos de vossas mãos liberais. Que este gesto seja o sinal concreto da nossa vontade de participar da missão da Igreja no anúncio da Boa Nova e na transformação das estruturas desumanas em um mundo mais fraterno e solidário. Ajuda-nos Maria, mãe da Igreja, a fazermos deste momento uma entrega verdadeira, permanente e de coração ao teu amado filho, Jesus Cristo, que com o Espírito Santo vive e reina na glória de Deus Pai.
(Canto para a devolução do Dízimo e em seguida pode-se cantar um canto de preparação das oferendas)
(Missal. Pág. 404 )
ORATE FRATRES
PR.: Orai, irmãos e irmãs, para que o cultivo da fé, concretizada pela partilha fraterna, torne nossas oferendas aceitas por Deus Pai todo-poderoso.
T.: Receba o Senhor por tuas mãos...
SOBRE AS OFERENDAS
(Missal. Pág. 303)
PR: Acolhei, ó Deus, o sacrifício de vosso povo (e dos que renasceram nesta Páscoa), para que, renovados pela profissão de fé e pelo Batismo, consigamos a eterna felicidade. PCNS.
T. Amém
ORAÇÃO EUCARÍSTICA
Prefácio da Páscoa I
(Missal Pág. 421)
Oração Eucarística da III
(Missal Pág. 482)
Santo
Pai nosso
Cordeiro
RITO DA COMUNHÃO
(Canto para a distribuição eucarística)
DEPOIS DA COMUNHÃO
(Missal. Pág. 303)
PR: Concedei, ó Deus onipotente, que conservemos em nossa vida o sacramento pascal que recebemos. PCNS.
T. Amém
RITOS FINAIS
PÃO DAS CRIANÇAS
AVISOS
BÊNÇÃO SOLENE PARA O TEMPO DA PÁSCOA
(Missal. Pág. 523)
________________________
EQUIPE RESPONSÁVEL: São Paulo
Equipes-sábado:Lc-Edna, Cláudio, Vilany e Alba.
Domingo-manhã: Sp-John, Álvaro,Madalena e Gabriela.
Domingo-tarde: Pd-Madalena, Larissa, Neves e Cláudio.
Domingo-noite:Mt – Leila, Joyce, Nazaré e Adriana.