Desvendando o Ano Litúrgico: Mistérios e Tempos que Orientam a Fé

Publicado em



A respeito do Ano Litúrgico, é natural ter várias dúvidas, como: O que é um ano litúrgico? Por que ele não inicia no dia 1º de janeiro? Como ele é formado?

A resposta para a primeira pergunta é simples: é um período de doze meses divididos em tempos litúrgicos, nos quais se celebram os mistérios de Cristo e dos santos. Diferente do Ano Civil, que começa em 1º de Janeiro, o Ano Litúrgico se inicia no 1º domingo do advento e termina no sábado anterior a ele.

O Ano Litúrgico está dividido em "tempos litúrgicos" e, a cada domingo, a igreja celebra o Mistério Pascal de Nosso Senhor Jesus Cristo. São três anos litúrgicos, cada um dedicado a um dos Evangelhos: Mateus, Marcos e Lucas, enquanto João é reservado para festas e solenidades.

Os quatro ciclos do Ano Litúrgico são: Ciclo da Páscoa, Ciclo do Natal, Ciclo do Tempo Comum e Ciclo Santoral. Os seis tempos litúrgicos são: Advento, Natal, Quaresma, Tríduo Pascal, Tempo Pascal e Tempo Comum.

Essa organização litúrgica, rica em significado, orienta a vivência da fé católica ao longo do ano, proporcionando uma compreensão mais profunda dos mistérios cristãos. Se houver dúvidas ou curiosidades, sinta-se à vontade para comentar.

Compartilhe

Confira
Desvendando o Ano Litúrgico: Mistérios e Tempos que Orientam a Fé

18 de Dezembro de 2023

LER MAIS

Facebook
Contate-nos