3º DOMINGO DO ADVENTO Ano A – Domingo Gaudete (Alegria)

Publicado em



3º DOMINGO DO ADVENTO

Ano A – Domingo Gaudete (Alegria)

 

RITOS INICIAIS

Intenções:

ANIM: Irmãos e irmãs! Que felicidade, é celebrarmos o dia do Senhor neste 3º Domingo do Advento, Domingo Gaudete – Domingo da Alegria.

               Vivemos um tempo de paciência alegre, fé vigilante na espera do Senhor, com o olhar voltado para o Reino de Deus, que se revela em Jesus, cuja pessoa, mensagem e obras milagrosas a serviço da vida e libertação dos excluídos, são os destinatários e preferidos do Filho de Deus. Se assim o fizermos, estamos no caminho da salvação, passando pelas estradas que João Batista abriu, apontando-nos o Messias.

               Iniciemos   a Celebração.

Cantemos.          

            

ACOLHIDA

PR.: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.

T. Amém

PR: O Deus da esperança que nos cumula de toda alegria e paz, em nossa fé, pela ação do Espírito Santo, esteja convosco.

T: Ele está no meio de nós!

ACENDER A TERCEIRA VELA DO ADVENTO DIZENDO:

L: Bendito sejais, Deus da alegria, pela luz de Cristo, Sol de nossa vida, a quem esperamos com toda a ternura do coração.

(Canto)

INTRODUÇÃO AO MISTÉRIO:

PR: Estamos perto do Natal e já sentimos no ar a alegria dos festejos natalinos. É justamente de alegria que fala a celebração de hoje. Alegria como força em nossas vidas, alegria que não nos deixa enfraquecidos, mas nos encoraja a construir tempos novos entre nós.

Com a alegria de quem confia no perdão revigorante do Senhor, peçamos perdão de nossas faltas.

ATO PENITENCIAL

PR.: Senhor, perdoai-nos quando deixamos de experimentar a salvação libertadora de Jesus, nos gestos de acolhida e na sua presença solidária junto aos desvalidos, e tende piedade de nós!

T – Senhor, tende piedade de nós!

PR.: Cristo, pelas vezes que deixamos de lado a prática da misericórdia e da solidariedade, indiferentes a vossa compaixão com os mais necessitados, pois é feliz quem não se escandaliza por vossa causa, e tende piedade de nós!

T – Cristo, tende piedade de nós

PR.: Senhor, perdoai-nos, quando nos falta a paciência para plantar, cultivar e colher a alegria da vida nova em nossas vidas, e tende piedade de nós!

T – Senhor, tende piedade de nós!

Conclusão:

PR: Deus todo-poderoso tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza a vida eterna.

T: Amém!

      

ORAÇÃO DO DIA (Missal. Pág.131)

PR: Oremos

Ó Deus de bondade, que vedes o vosso povo esperando fervoroso o natal do Senhor, dai chegarmos às alegrias da Salvação e celebra-las sempre com intenso júbilo na solene liturgia. PNSJC.

T: Amém

LITURGIA

DA PALAVRA

PRIMEIRA LEITURA:

(Isaías 35,1-6ª.10)

Leitura do Livro do profeta Isaías:

1Alegre-se a terra que era deserta e intransitável, exulte a solidão e floresça como um lírio. 2Germine e exulte de alegria e louvores. Foi-lhe dada a glória do Líbano, o esplendor do Carmelo e de Saron; seus habitantes verão a glória do Senhor, a majestade do nosso Deus.

3Fortalecei as mãos enfraquecidas e firmai os joelhos debilitados. 4Dizei às pessoas deprimidas: “Criai ânimo, não tenhais medo! Vede, é vosso Deus, é a vingança que vem, é a recompensa de Deus; é ele que vem para vos salvar”. 5Então se abrirão os olhos dos cegos e se descerrarão os ouvidos dos surdos. 6aO coxo saltará como um cervo e se desatará a língua dos mudos.

10Os que o Senhor salvou, voltarão para casa. Eles virão a Sião cantando louvores, com infinita alegria brilhando em seus rostos; cheios de gozo e contentamento, não mais conhecerão a dor e o pranto.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

SALMO RESPONSORIAL: (145)

Vinde, Senhor, para salvar o vosso povo.

— O Senhor é fiel para sempre,/ faz justiça aos que são oprimidos;/ ele dá alimento aos famintos,/ é o Senhor quem liberta os cativos.

— O Senhor abre os olhos aos cegos,/ o Senhor faz erguer-se o caído,/ o Senhor ama aquele que é justo,/ é o Senhor que protege o estrangeiro.

— Ele ampara a viúva e o órfão,/ mas confunde os caminhos dos maus./ O Senhor reinará para sempre!/ Ó Sião, o teu Deus reinará.

SEGUNDA LEITURA:

(Tiago 5,7-10)

Leitura da Carta de São Tiago:

Irmãos: 7Ficai firmes até à vinda do Senhor. Vede o agricultor: ele espera o precioso fruto da terra e fica firme até cair a chuva do outono ou da primavera.8Também vós, ficai firmes e fortalecei vossos corações, porque a vinda do Senhor está próxima. 9Irmãos, não vos queixeis uns dos outros, para que não sejais julgados. Eis que o juiz está às portas.

10Irmãos, tomai por modelo de sofrimento e firmeza os profetas, que falaram em nome do Senhor.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO

EVANGELHO: (Mateus 11,2-11)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 2João estava na prisão. Quando ouviu falar das obras de Cristo, enviou-lhe alguns discípulos, 3para lhe perguntarem: “És tu, aquele que há de vir, ou devemos esperar um outro?”

4Jesus respondeu-lhes: “Ide contar a João o que estais ouvindo e vendo: 5os cegos recuperam a vista, os paralíticos andam, os leprosos são curados, os surdos ouvem, os mortos ressuscitam e os pobres são evangelizados. 6Feliz aquele que não se escandaliza por causa de mim!”

7Os discípulos de João partiram, e Jesus começou a falar às multidões sobre João: “O que fostes ver no deserto? Um caniço agitado pelo vento? 8O que fostes ver? Um homem vestido com roupas finas? Mas os que vestem roupas finas estão nos palácios dos reis. 9Então, o que fostes ver? Um profeta? Sim, eu vos afirmo, e alguém que é mais do que profeta. 10É dele que está escrito: ‘Eis que envio o meu mensageiro à tua frente; ele vai preparar o teu caminho diante de ti’. 11Em verdade vos digo, de todos os homens que já nasceram, nenhum é maior do que João Batista. No entanto, o menor no Reino dos Céus é maior do que ele”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

HOMILIA

PROFISSÃO DE FÉ

PRECES DA ASSEMBLÉIA

PR.: Com o olhar voltado para o Reino de Deus, que já está no meio de nós, como o fermento de conversão pessoal, apresentemos ao Pai, as nossas preces.

T.: Vem, Senhor, vem nos salvar, vem com teu povo, vem caminhar!

01. Senhor, dai-nos a grandeza de João Batista, em tornar-se pequeno, em não se elevar e nem deixar que nenhum sentimento de grandeza tome conta de nossa alma, rezemos.

02. Ouvi o nosso anseio de sempre está a serviço do Evangelho, não buscando aplausos, que são somente para Cristo, pois em tudo o que fazemos, está a marca de Jesus, a presença d’Ele, rezemos.

03. Fortalecei nossa vida, vocação e missão de sermos profetas de nosso tempo, pois quanto mais nos doarmos pelos outros, amarmos os menos amáveis, mais felizes seremos, rezemos.

04. Afastai de vossa Igreja toda espécie de comodismo e dai-nos sempre vosso Espírito que tudo dinamiza e transforma na verdadeira alegria, rezemos.

05. Acompanhai com vossa graça todos os grupos de Novena de Natal, que estão se reunindo para preparar os seus corações, para a grande solenidade do Natal de vosso Filho, rezemos.

Oração pelas vocações e pelos sacerdotes

Divino Salvador Jesus Cristo/concedei-nos sacerdotes   santos,/ inflamados no fogo do vosso amor /totalmente doados a edificação da vossa Igreja. / E vós, o Maria, mãe dos sacerdotes,/ vós que sois a onipotência suplicante,/ socorrei-os a todos,/ nos trabalhos e dificuldades em que se encontrarem./ Virgem Mãe e Rainha dos Apóstolos   de   Jesus,/ aumentai nas famílias o respeito e o amor ao sacerdócio;/suscitai novas vocações sacerdotais e religiosas./ Guiai, segundo o amor do vosso coração, os nossos seminaristas/ para que sejam mais tarde dignos Ministros do Altar,/ santos e dedicados pastores do povo Cristão./ Assim seja!

PR: Colocamos diante de vós, ó Pai, nossos pedidos, e suplicamos humildemente a graça de serem atendidos para o nosso bem e para o bem de todo vosso povo. PCNS.

T. Amém

 

LITURGIA

EUCARÍSTICA

ORATE FRATES (Missal Pág.404)

PR. Orai, irmãos e irmãs, para que nosso empenho em construir um futuro melhor torne agradáveis as oferendas que apresentamos a Deus Pai todo-poderoso.

T: Receba o Senhor por tuas mãos...

SOBRE AS OFERENDAS

(Missal. Pág.131)

PR: Possamos, ó Pai, oferecer-vos sem cessar estes dons da nossa devoção, para que, ao celebrarmos o sacramento que nos destes, se realizem em nós as maravilhas da Salvação. PCNS.

T: Amém!

ORAÇÃO EUCARÍSTICA

Prefácio (Missal pág.406)

As duas vindas de Cristo

Santo

Oração Eucarística II

(Missal pág. 478)

Pai nosso

Cordeiro

COMUNHÃO

Antífona de Comunhão (Missal. Pág.131)

DEPOIS DA COMUNHÃO

(Missal. Pág.131)

PR. Imploramos, ó Pai. Vossa clemência para que estes sacramentos nos purifiquem do pecado e nos preparem para as festas que se aproximam. PCNS.

T: Amém!

RITOS FINAIS

PÃO DAS CRIANÇAS

AVISOS

BÊNÇÃO SOLENE DO ADVENTO

(Cf. Missal Romano, p. 519, n. 1).

CANTO FINAL

EQUIPE RESP. SÃO JOÃO

Compartilhe

Confira
Desvendando o Ano Litúrgico: Mistérios e Tempos que Orientam a Fé

18 de Dezembro de 2023

LER MAIS

Facebook
Contate-nos