Encerramento do mês mariano
Publicado em

ENCERRAMENTO DO MÊS MARIANO
Encerramos neste 31 de Maio, o piedoso MÊS MARIANO, dedicado a Nossa Senhora. É tradição no dia de hoje, corarmos a imagem de Nossa Senhora.
Bem sabemos que MARIA SANTÍSSIMA ao longo de sua vida terrestre, jamais usou uma coroa, ou algo do tipo. A coroa que Nossa Senhora recebeu, foi a coroa da vida eterna, na sua Assunção ao Céu, onde ela está à direita do seu Filho, como recitamos no Salmo 44: "À vossa direita se encontra a Rainha, com veste esplendente de ouro de ofir".
A COROA DE MARIA SANTÍSSIMA é a GLÓRIA CELESTE, e as suas vestes esplendentes são as suas excelências e virtudes. A sua glória é a glória do seu Filho que está à direita do Pai. A sua coroa de glória e a sua realeza é algo puramente espiritual, e que extrapola a capacidade da razão humana de abarcar na totalidade a compreensão de tamanho mistério. Porém, como gesto de carinho filial para com a Virgem Mãe, nós seus filhos, coroamos ao concluir esse mês mariano a sua imagem, com uma coroa geralmente de metal nobre, ou de flores. Com esse gesto humano mas repleto de fé e amor para com a Santa Mãe de Deus e nossa, proclamamos o lugar excelente de MARIA SANTÍSSIMA em nossa vida, reconhecendo-a como Rainha, reconhecemos também a realeza de JESUS.
Providencialmente este ano o encerramento do MÊS MARIANO coincide com a SOLENIDADE DE PENTECOSTES. Diz São Lucas no livro dos Atos dos Apóstolos ( Cap 1,12-14), afirma que após a Ressurreição, os apóstolos perseveravam em oração com MARIA a MÃE de JESUS. MARIA que assumiu a missão de MÃE ESPIRITUAL DA IGREJA, no Calvário junto ao Cruxificado ( Jo 19,25-27), ao acolher e ser acolhida pelo discípulo amado, que representa a Igreja, que nascerá do lado aberto do Cristo morto; permanece com a Igreja após a RESSURREIÇÃO, para a qual canaliza e implora o Dom do Espírito Santo, seu Esposo.
É inconcebível pensar a Igreja de Cristo, sem Maria, pois ela está presente e atuante na realização do mistério da Igreja, da qual ela é Mãe Espiritual, membro iminente e modelo da Igreja glorificada no céu.
Que Nossa Mãe Santíssima do Carmo, interceda pela humanidade, por cada um de seus filhos, para que ao coroá-la, como nossa Rainha, implorando com ela os dons do Espírito Santo nesta solenidade de Pentecostes, sejamos verdadeiramente discípulos fiéis e operantes na edificação do Reino de Deus.
Neste momento de isolamento social, em face da PANDEMIA (covid 19) , esta PARÓQUIA DO ROSÁRIO em CAMPINA GRANDE - PB quebrou a antiga tradição de serem os “ANJINHOS” – representados por nossas CRIANÇAS e JOVENS - a coroar a imagem da VIRGEM MARIA como RAINHA DO CÉU e da TERRA. Assim o ritual e os gestos foram assumidos pelo próprio Pe. Márcio Henrique - Pároco - que presidiu a LITURGIA do sábado à noite – dia 30 de maio.
Fonte TEXTO : FILHOS DE TERESA DE JESUS – FAN PAGE
FOTOS - facebook - Pe. Márcio