Missa dos Santos Óleos
Publicado em

O clero da diocese de Campina Grande, em seus padres e diáconos, estiveram reunidos na manhã desta quinta-feira (14), em torno do Bispo Diocesano, Dom Dulcênio Fontes de Matos, para celebração da Missa crismal, conhecida como Missa dos Santos Óleos, ocasião que marca a bênção dos óleos sacramentais (Batismo, Crisma e Unção dos Enfermos) e a renovação dos votos sacerdotais.
Em homilia, Dom Dulcênio saudou os padres e lembrou inicialmente que a celebração em torno do bispo, revela, sobremaneira, a figura do sacerdote católico no dia comemorativo de sua instituição divina. Sua pregação girou em torno de um pedido aos presbíteros para que deixem-se guiar pelo Espírito Santo de Deus.
“Devemos atuar sempre e em tudo impulsionados pelas moções do Espírito Santo, tudo o que façamos movidos pelo Espírito Santo será benéfico para a Igreja e, por consequência, para a nossa missão sacerdotal. Amado padre, falo para cada um em particular: deixe que o Espírito Santo aja em você, que Ele desça sobre você e atue por você, para o que Ele quiser, mesmo que, em alguns aspectos e em alguns casos, nem sempre o que o Espírito Santo queira de você e em você coincida com o que você quer. Esqueça-se de você mesmo e entregue-se total e inteiramente ao Espírito Santo”, pregou.
A Paróquia de Nossa Senhora do Rosário esteve representada pelo seu Pároco, Padre Márcio Henrique Mendes Fernandes.
Os Santos Óleos
Durante a Missa da Unidade é realizada a Bênção dos Santos Óleos, a serem utilizados pelas paróquias para a celebração dos sacramentos do Batismo, Crisma e Unção dos Enfermos. São abençoados os seguintes óleos:
Óleo do Crisma – Usado no sacramento da Confirmação (Crisma) e também no sacramento do sacerdócio, para ungir os “escolhidos”.
Óleo dos Catecúmenos – Catecúmenos são os que se preparam para receber o Batismo, sejam adultos ou crianças.
Óleo dos Enfermos – É usado no sacramento dos enfermos. Este óleo significa a força do Espírito de Deus para o fortalecimento da pessoa, para enfrentar a dor e, inclusive a morte, se for vontade de Deus.