MATEUS 13,44-46 (383)

Publicado em



Texto bíblico diário comentado (383)

Irmãos e irmãs,

Participemos da leitura e reflexão diária da Palavra de Deus. Santificar-se é a condição para viver a paz sob o domínio de Deus e de Sua graça.

Mateus 13,44-46 – Parábola do tesouro e da pérola - O Reino dos Céus é semelhante ao tesouro escondido no campo; um homem o acha e torna a esconder e, na sua alegria, vai, vende tudo o que possui e compra aquele campo. O Reino dos Céus é ainda semelhante ao negociante que anda em busca de pérolas finas. Ao achar uma pérola de grande valor, vai, vende tudo o que possui e a compra. Palavra da Salvação!

Comentário: Jesus apresenta mais comparações envolvendo o Reino dos Céus, através de parábolas: "Reino dos Céus é semelhante ao tesouro escondido no campo, e O Reino dos Céus é ainda semelhante ao negociante que busca de pérolas finas e a encontra". Nessas parábolas podemos ver semelhanças entre si, porém com diferenças que devemos nos deter um pouco.

A semelhança consiste apenas na ideia de valor dos bens, comparativamente à importância infinita, à riqueza incomensurável do Reino dos Céus. O Rei da Glória do Reino dos Céus é o nosso Deus. Estar envolvido com esse Reino é estar sob o governo e proteção de nosso Deus Criador, Eterno e Todo Poderoso: "Teu trono é de Deus, para sempre e eternamente! O cetro do teu Reino é cetro de retidão e justiça (Salmos 45,7)".

Jesus compara o Reino dos Céus com tesouro ou pérola fina, para que possamos melhor compreender o que pode representar o Seu Reino. Temos o caso de um homem que - sem procurar - encontrou um tesouro escondido num campo; e o caso onde a pérola foi achada – após ser procurada: "O negociante que anda em busca de pérolas finas acha uma pérola de grande valor".

Na primeira parábola o tesouro já está no campo, no mundo, na vida, perto de nós. Parece escondido. Alguns o encontram. A realidade é que nem todos abrem seus corações à ação da Graça que busca atingi-los. Aqueles que percebem o valor desse Tesouro procuram retê-lo. A condição é gerar frutos. É preciso fazer uma limpeza nos corações. Limpar as os armários da alma. Purificar a mente. Santificar-se.

Como disse João Paulo II: "Vive em cada pessoa um impulso religioso inato", e isto é o que podemos considerar aquele que já conhecia o valor da pérola fina no seu íntimo. O encontro definitivo com Jesus Cristo, é encontrar a pérola mais valiosa, disponível para todo ser humano. E para o seguimento de Sua doutrina Efésios 6,10ss nos orienta: "Fortalecei-vos no Senhor. Revesti-vos da armadura de Deus. Cingi-vos os rins com a justiça, propagai o Evangelho da paz, empunhando o escudo da fé. E tomai o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a Palavra de Deus".

Um forte abraço para todos.

Fraternalmente,

Severino Alves

E-mail: severino.alves@oi.com.br

Compartilhe

Confira
Desvendando o Ano Litúrgico: Mistérios e Tempos que Orientam a Fé

18 de Dezembro de 2023

LER MAIS

Facebook
Contate-nos