Pastoral da Juventude
“Quando o jovem assimila o Evangelho como uma Boa Notícia, ele quer partilhá-la com os outros. O discípulo se torna missionário. O jovem como apostolo de outros jovens tem um poder de comunicação e de convencimento peculiar. O segredo para atingir os jovens que ainda não foram evangelizados é mobilizar os jovens que já aderiram a Jesus Cristo.”
Entender o novo se faz necessário para o bom desenvolvimento da missão da Igreja, para a fraterna e desejada unidade na diversidade, para a partilha e corresponsabilidade nas ações, para o respeito específico de cada expressão ou instância eclesial, para se motivar diante de novos horizontes. O Espírito Santo, o mesmo ontem, hoje e para sempre, nos convida a valorizar o que já tem sido plantado e acolher os novos tempos com as suas novas exigências e realidades” (Estudos da CNBB 103, Pastoral Juvenil, p.11).
A vida em Cristo tem tudo a ver com o espírito jovem, é hora de despertamos para nossa missão de evangelizadores. Não podemos ignorar o fato de que muitos jovens, após viverem uma experiência intensa de Deus (como por exemplo em um encontro com Jesus que tocou o seu coração), perdem o fogo do encontro com Cristo e a alegria de O seguir, muitos abandonam o caminho e outros ficam tristes e negativos. O olhar começa a ser perder em diferentes direções e, por vezes, desligam-se ou tiram o foco d’Aquele que nos ama e nos deu a vida. Não é raro conhecermos jovens que participam de movimentos e pastorais pela pressão da família e depois nunca mais pisam numa igreja. É justamente esta realidade que juntos somos chamados – e vamos – transformar! Por que perder os jovens de dentro da Igreja, se lá está o Autor da vida e do amor?
Precisamos SAIR da nossa zona de conforto, precisamos SAIR para evangelizar, precisamos IR pelo mundo e pregar o evangelho. Somos jovens cristãos marcados com o Espírito Santo e destinados a evangelizar uns aos outros, destinados a sermos pescadores de homens, mas antes de sairmos precisamos nos preparar renovando e aprofundando a nossa experiencia pessoal com o Cristo Vivo.
As várias formas e ações de levar os jovens a uma experiência verdadeira com o Senhor são momentos que os levam a se conhecerem e discernirem o segmento juvenil ao qual se identificam, para amadurecem suas experiências de encontro. Sobretudo, somos chamados a viver como a primeira Comunidade Cristã: “Perseveravam eles na doutrina dos apóstolos, na reunião em comum, na fração do pão e nas orações” At 2,42. Perseverar é continuar, permanecer firme. A disposição e empenho em fazer à vontade Deus, tornará a caminhada muito mais prazerosa e enriquecedora. Vamos em frente construir uma nova sociedade, onde o Amor de Deus seja a base, a evangelização seja a força que nos move e a transformação ocorra pela ação do Espírito Santo!