Pastoral do Batismo
O Batismo é a porta dos sacramentos, sendo primícias da vida cristã e tendo como principais efeitos a filiação divina, remissão dos pecados, incorporação à igreja, vinculação sacramental de unidade e configuração com Cristo por um caráter indelével. Ao desejar o Batismo, antes de tudo, deve-se ter consciência de que a graça batismal é uma realidade rica que produz o nascimento para a Vida Nova e contínua conversão, que nos capacita para viver uma vida santa.
O catecismo da igreja Católica assim nos ensina: “O Sacramento do Batismo é o fundamento de toda a vida cristã, a porta da vida no Espírito e a porta que dá acesso aos demais sacramentos. Pelo Batismo somos libertados do pecado e regenerados como filhos de Deus, tornando-nos membros de Cristo, somos incorporados à Igreja e feitos participantes de sua missão (CIC 1213).
A Pastoral do Batismo está intimamente ligada a iniciação cristã que, juntamente com os sacramentos da 1ª Eucaristia e da Crisma, visam acompanhar o crescimento do batizado na comunidade de fé. A Igreja recomenda aos fiéis que renasçam pelo Sacramento do Batismo, sejam fortalecidos pelo Sacramento da Confirmação e, por fim, sejam nutridos com o alimento da vida eterna na Eucaristia.
O rito do Batismo de crianças (menores que 7 anos) é celebrado pelo ministro ordinário do Batismo que é o Bispo, ou presbítero ou ainda o diácono (Cf. Can 861) e conta frequentemente com o auxílio de leigos engajados nos serviços da igreja. No passado, não havia o “Encontro de Formação para Pais e Padrinhos”, na verdade, o que havia era, no dia da celebração – antes do rito próprio do Batismo –, o celebrante fazia uma espécie condensada de uma catequese dirigida aos pais e padrinhos. Nos dias atuais, o “Encontro” se tornou uma necessidade para ser possível batizar a criança. Após o Batismo, o novo cristão é registrado no livro oficial da Paróquia.
Vale ressaltar que as crianças acima de 7 e abaixo dos 14 anos recebem o Sacramento do Batismo dentro da catequese de 1ª Eucaristia. Acima desta idade a pessoa passa por uma catequese específica de jovens ou adultos para receber o Sacramento de acordo com o RICA (Ritual de Iniciação Cristã de Adultos).
A Paróquia do Rosário orgulha-se de há décadas atuar na ação evangelizadora de nossa cidade. Nos registros desta Paróquia Jubilar, encontramos relatos da Pastoral do Batismo no início da década de 1970. É possível constatar que o pároco daquele período, Padre Genival Saraiva, tinha uma preocupação especial com a ação pastoral da comunidade de Nossa Senhora do Rosário. Durante os anos subsequentes, os paroquianos têm um especial reconhecimento e gratidão ao inestimável legado dos Padres e Leigos que tanto emprestaram seus conhecimentos e dedicaram serviços as pastorais, chancelando uma peculiaridade espiritual entre gerações.
Hoje, o Diretório Diocesano dos Sacramentos de nossa Igreja particular, estabelece uma preparação ou catequese para pais e padrinhos, que acontece tradicionalmente aos sábados, às 17hs. Já a celebração do Batismo de crianças traz, em sua longa história de tradição, a realização aos domingos, às 09h. Ambos os momentos devem ser agendados, pelos interessados, na secretaria de nossa Paróquia.
O objetivo da Pastoral de nossa Paróquia é promover uma catequese batismal para pais e padrinhos para que, através do anúncio do evangelho, estes assumam a dimensão espiritual de cultivar e garantir ao filho e/ou afilhado o desenvolvimento e o crescimento na fé. Pais e padrinhos devem ser cristãos firmes, capazes e prontos a ajudar o novo batizando em sua caminhada na vida cristã. Destaca-se que atualmente, o esforço pastoral segue no sentido de mostrar que o Batismo seja, cada vez menos, um rito puramente tradicional e social, e cada vez mais, a responsabilidade no desenvolvimento e na conservação da graça recebida no sacramento.
Atualmente, a Pastoral de nossa paróquia possui cerca de 14 catequistas. Sob a direção espiritual do nosso Presbítero Pe. Márcio Henriques e auxiliado pelo Diácono Antônio Lisboa e pelo ministro Extraordinário Carlos Duarte, todos estes responsáveis em ministrar o Sacramento no qual nos tornamos morada da Santíssima Trindade.
Os catequistas, além da responsabilidade, de anunciar e testemunhar a fé que professamos através do Encontro de Pais e Padrinhos, também têm o dever de auxiliar os Sacerdotes/Diáconos em todo rito sacramental.
A Pastoral do Batismo, através da missão evangelizadora, se alegra com todos que nos procuram para receber este lindo Sacramento. Sempre rogando a luz Divina que auxilie os pais e os padrinhos na dedicação, na perseverança, no compromisso e na fé, para testemunharem o seu próprio Batismo e encaminharem os seus filhos e afilhados para participar na vida com Deus.